sexta-feira, 4 de agosto de 2006

crochê peruano (crochê de agulhas)

lado direito
lado avesso
Material usado: lã Vintage (Aslan), agulha de crochê 4,5 mm e agulha de tricô nº 20 (5 cm de diâmetro)

Modo de fazer: comece com 24 correntes (utilizei para cada motivo múltiplos de 4, pode aumentar ou diminuir a quantidade de correntes ou a quantidade de pontos para cada motivo)


Tire a última laçada da agulha de crochê e transfira para a agulha de tricô, que deve ser segurada pela mão esquerda.


Introduza a agulha na próxima corrente, puxe uma laçada e coloque-a na agulha de tricô, continue desta forma até a última corrente.

Introduza a agulha de crochê da direita para a esquerda, através de 4 laçadas.


Passe a laçada por dentro das 4 que estão na agulha de tricô e as retire.


Faça 4 pontos baixos através das laçadas.


Introduza a agulha de crochê nas próximas 4 laçadas e retire as da agulha de tricô, vai ficar 2 laçadas na agulha de crochê, passe o fio através destas duas e faça mais 3 pontos baixos através das 4 laçadas que estavam na agulha de tricô, continue até acabar as laçadas.


Tire a laçada da agulha de crochê e transfira para a agulha de tricô, introduza a agulha de crochê na alça de trás do próximo ponto baixo, dê uma laçada e transfira para a agulha de tricô. Continue até o fim da carreira. Não virar o trabalho.


Repetir a partir do passo 3 até o tamanho desejado.

44 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que bonito isso!! Não conhecia... muito legal sua dica!

Elaine disse...

nossa q lindo,parabens pelo trabalho

Marilú disse...

Muito lindo esse trabalho...eu tambem não conhecia.

Mariluisac

Art & Disorder disse...

Oi Marcia,eu amei esso,achei demais...parece ser muito gostoso esse tipo de ponto,vou tentar fazer um dia desses ai.Ta muito legal teu blog.Parabens!

Anônimo disse...

Oi Márcia, legal isso heim? Obrigada por compartilhar. Vou tentar fazer, adoro novidades. Um beijo da Rê. Sucesso prá você.

raquel sim disse...

Está lindo! Mas parece tão complicado...

Cláudia Ferreira disse...

Muito bonito... é pena eu não saber fazer. Vou pedir à minha mãe.

Kátia Moreira disse...

Amei essa técnica.
Parabéns pelo su blog.
Bjs

ANDREA COUTINHO disse...

Muito bonito e deve ser rápido! adorei até divulguei no blog tá?!

What about a soul searching? disse...

Olá marcia,
Esse poto é mt bonito, acho que vc tb deve saber que pode ser feito com régua!Gosto sempre de vir aqui ver as novidades,
Beijos, Ivys

Matando Saudades e Fazendo Croche disse...

Descobri tantos trabalhos bonitos no seu blog, parabéns, beijos.Ivone

Matando Saudades e Fazendo Croche disse...

Passei para te desejar um bom fim de semana, beijos.Ivone

Silvia disse...

Guau, qué buena técnica esa. Gracias por compartirla.
Saludos
Silvia

Anônimo disse...

Amiga adorei esse cachecol com ponto peruano.Voce pode me ensinar ele nos minimos detalhes? Quero fazer com uma lã branca de 100gr da Pinguim. Quantos novelos gasta?
Meu msn´´e lollarosa@msn.com.br e meu email é: lolla_rosa@yahoo.com.br Desde ja te agradeço a atenção, Sheyla

Anônimo disse...

Oi, adorei esse tipo de trabalho, e tentei fazer, mas não consegui fazer os pontos baixs através da laçada porque não entendio direito. Você poderia me explicar?
esterfscosta@bol.com.br
Abraços

Tati disse...

que bacana!! deve dar um trabalhão prá quem não está acostumada com essas agulhas, mas fica lindo!!!

bjs

KetyMarques disse...

Oi, um lindo fim de semana pra vc!
Beijinhos em seu
`·.¸ )
(.·´
*´¨)
(`'·.¸(`'·.¸ ¸.·'´) ¸.·'´)¸.·'´)
«`'·. ? Coração .·'´»(¸.·`?
(¸.·'´(¸.·'´ `'·.¸)`' ·.¸)

Unknown disse...

--------_,=.=,_
------,'=.-o---`\___
-----/---o\--(0-----D
----/-o----\---- ___/
----|----O--|-----\)
---',o---_/--o .--'------Mandei meu
-----`"`;-O--(---------cachorrinho
----------[[[[]]_..,_----para te proteger
--------/--.--""``\\----e morder quem
------.'-O------.\,,|| ---- te deixar triste,
(---.'------""`|-`""`---- ou ousar
|\-/--O--o---__|------magoar vc!
-\|-o--.-'----`\--------Bjos
--\-_-o---O----| pra vc!
---(---o---.-'--)
----`""""""""`
Lindo lindo menina, ha quanto tepo eu andava atraz disso para tentar fazer e aprender, o teu passo a passo esta divinal...

Anônimo disse...

Oi Márcia! Tentei fazer esse ponto e... CONSEGUIIII!!!Realmente, fica muito bonito.Vc. não me conhece, mas faço parte das comunidades de crochê. bjs, Rozângela.

Bordando com a Gê Abecia disse...

Muito legal essa técnica, parabéns por vc dividir conosco, trabalhos lindos!!!! Parabéns....vi vc no orkut, comunidade...visita eu se quiser....Deus te abençoe!!!!

Fátima disse...

muito legal este ponto muito lindo o seu blog

bjs Fatima

Maria Cecília disse...

OI, Amiga.
Quando puder , me visite.
Mudanças no meu Blog.
bjs.
Tica

Fátima disse...

ola passei por aqui para desejar um otimo dia


Fatima

Anônimo disse...

Olá Marcia,

Gostei muito do seu blog, é a primeira vez que comento; adorei o PAP de crochê peruano, vou tentar fazer.
Obrigada à Ivys pela sugestão acima, de fazer com régua. Acho que facilita bastante.

Um abraço,
Cristine Martin
http://tudoartesanal.clickblog.com.br

Tia Glória disse...

Este tipo de crochet é bastante interessante e bonito.
Não me atrevo a experimentar.
Parece que dá um trabalhão doido?

Unknown disse...

Boa tarde!! este eu não conhecia, fiquei muito encantada e qro aprender a trabalhar c/ este corche peruano, é divino.
Iraci Muniz/Guarulhosiracimuniz@hotmail.com)

Anônimo disse...

Olá! adorei, vi na tv e estou tentando fazer uma bolsa,mas não sei como fazer a emenda lateral, pode me ajudar?
obrigada desde já...
sula_eu@itelefonica.com.br

marciaartes disse...

Eu não conhecia o crochê peruano, achei uma maravilha e,gostaria se pudesse receber algumas receitas do crochê.........marcia_aparecid@hotmail.com
desde já o meu muito obrigado.............

Clarice Fernandes disse...

Esse trabalho eu conheço como crochê de régua, já fiz mantas e blusas de bebê com ele.
Tá no meu blog.

Beijoca e sucesso pra você!!!

Clarice Fernandes
São Carlos - SP

Sônia Maria disse...

Oi, Marcia!
Ficou excelente seu pap do crochet peruano.
Muito Obrigada!
Uma ótima semana pra vc.
Bjs
Sônia Maria

asangelicaaadorocroche disse...

fiquei de boca aberta com esse trabalho.
maravilhoso

Carla disse...

Simplesmente Lindo!!!
Não conhecia, obrigada pela dica.

Simone disse...

Olá sou Simone do Blog: http://coisitasdecroche.blogspot.com/ estive visitando o seu blog,conheci recentemente esse ponto mas não sabia o nome real, então como várias pessoas me perguntavam o nome dele e como era feito postei o link passo a passo do seu blog, espero que não se importe. Me visite também.

Profª Emanuele disse...

Maravilhoso!!!
As imagens são bem didáticas e fácil entender como funciona.
Obrigada!!

Nica Santos disse...

MÁRCIA...ACHEI LEGAL ESSE PASSO A PASSO, TOMEI A LIBERDADE DE COLOCAR EM MEU BLOG O LINK P TE VISITAREM...CONFIRA NO ENDREÇO DO MEU:WWW.TRAMAS100DRAMAS.BLOGSPOT.COM
ADOREI SEU BLOG. ABRAÇOS, NICA

Mãos que trabalham disse...

Aprendi hoje este ponto e fiquei procurando alguma coisa na net ... e te achei... lindo demais!!! bjos

Unknown disse...

Márcia, já conhecia esta técnica, mas não sabia que o nome do trabalho era este. A pessoa que me ensinou colocou em um pedaço de cabo de vassoura. Parabéns pela forma como você fez o passo a passo. Bjo Valéria Rosa ( Juiz de Fora/MG)

Lucia Barros disse...

Olá Marcia
Achei seu Blog atraves de outro Blog, atraves de outro Blog...
Essas coisas que você nem sabe onde está. Enfim, faço crochê e tricô desde menina e adorei esse trabalho. Vou tentar fazer. Muito obrigada por compartilhar conosco.
Lucia

Andreascroche disse...

ola,parabens pelo croche peruano,é uma tecnica linda e vc faz muito bem...parabens,bjos

viviane disse...

adorei este ponto estou fazendo muito e vendendo muito bem. obrigado

Mayre Canettieri disse...

Muito obrigada por compartilha o passa a passo.
Sei que quem da recebe cada vez mais.
bjs.

Anônimo disse...

Muito legal,não conhecia,vou fazer uma manta para meu primeiro neto.Obrigado por dividir,que Deus te dê em dobro!

TANIA disse...

OBG, AMEI!

Lethicia disse...

Querida, que número de agulha de trico vc utiliza, e a de croche.

Obrigada
Bjs
Lethicia